Slackline para iniciantes: 5 manobras básicas

Slackline para iniciantes: 5 manobras básicas

O slackline chegou ao Brasil há apenas alguns anos e já ganhou adeptos nos quatro cantos do país. O esporte, praticado na maioria das vezes com uma fita de 15, 25 ou 50 metros (podendo ser utilizada em grandes extensões pelos mais experientes) e com 25 a 50 milímetros de largura, permite aos praticantes criar manobras inusitadas. A diferença do slackline para a corda bamba, conhecida dos circos, é que a fita é bem mais flexível, o que possibilita um número maior de saltos e artimanhas. Quem nunca se encantou com o agito do slackine em praças ou parques?

O slackline pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, inclusive crianças a partir dos 5 anos. Dentre os benefícios trazidos pelo esporte estão o equilíbrio, a concentração, a consciência corporal e a velocidade de reação aos movimentos. Ao praticá-lo trabalha-se com todos os músculos do corpo e também com a mente. E você já está pronto para começar a fazer o slackline? Confira cinco manobras básicas que destacamos para você!

1- Caminhada simples

A primeira manobra que você deve aprender no slackline é a caminhada. Parece simples e fácil, mas para os iniciantes é o exercício fundamental para desenvolver as habilidades necessárias para praticar o esporte, em especial o equilíbrio. Nestas primeiras tentativas recomenda-se o uso de colchões para amortecer os impactos das quedas e evitar lesões ou torções.

Se você está dando os primeiros passos, lembre-se de que simplesmente ficar em pé na fita é um grande desafio! Não desista! Dois passos já são uma conquista. Os veteranos recomendam: não olhe para baixo, nem para os pés! Mantenha um ponto fixo à frente e concentre-se na caminhada. Um pé após o outro. Para auxiliar no equilíbrio abra os braços até a direção dos ombros, sem ultrapassá-los. Uma boa postura também ajuda, por isso mantenha a coluna ereta e siga adiante! Flexionar os joelhos contraindo os músculos das coxas também é indicado para absorver a tensão da corda. Por fim, é preciso de muita concentração!

Após os primeiros passos e o domínio do equilíbrio, experimente caminhar por todo o comprimento da fita. Quando você já estiver craque na caminhada simples coloque para si outro desafio: andar para trás na fita! Este simples exercício ajuda a desenvolver todas as habilidades necessárias para o esporte e potencializa a prática de futuras manobras radicais!

2 – Giros

Se você já está caminhando por toda a fita, experimente realizar alguns giros, eles serão fundamentais para manobras mais complexas. Os principais giros são rotações de 180 graus e 360 graus. Nesta etapa ainda não é necessário realizar saltos, você pode girar deslizando a sola dos pés na própria fita.

A prática dos giros destaca uma área muscular que é muito utilizada no slackline que é a região abdominal. O centro de gravidade do nosso corpo se encontra aí e ao realizar os giros é preciso manter o equilíbrio, mesmo em movimento. Quem não tem um bom preparo físico pode apresentar dificuldades para fazer estes movimentos. Mas com persistência você chegará a fazer até giros de 540 graus! Vá com calma, estabeleça suas metas e treine bastante pois os giros não possuem limites. Para os mais experientes, giros de 960 graus fazem parte das manobras!

3 – Surfing

O surfing é uma manobra, que como sugere o nome, foi inspirada em outro esporte radical. Ela consiste em balançar a fita de um lado para o outro como se de fato o praticante estivesse pisando em uma prancha e deslizando nas águas do mar. A manobra do surfing é indicada para quem está começando pois ajuda a desenvolver o equilíbrio e trabalha com os músculos laterais do abdome.

4 – Saltos

Outra manobra recomendada para os iniciantes é o salto caindo sentado, conhecido em inglês como butt bounce. O exercício consiste em pegar um impulso para cima e cair sentado na fita. Há quem utilize a mão na corda para dar suporte, conhecido como stick butt bounce. Essa é uma prática bastante segura em termos de possibilidade de queda, mas que por outro, lado exige agilidade do praticante. O salto caindo sentado é o início para outras manobras mais complexas como o salto caindo de costas (back bounce), de peito (chest bounce), de joelhos (knee bounce), salto de damas (lady bounce), entre outros.

5 – Andando de joelhos

Há uma série de manobras que podem ser feitas sem o uso direto dos pés. Dentre estas muitas delas utilizam os joelhos como suporte. Para desenvolver essa região e pensar em exercícios mais complexos para praticar a caminhada de joelhos é um bom começo recomendado para iniciantes. Dentre as vantagens dessa manobra está o fato de que ela alonga os músculos da coxa, tão utilizados na prática do esporte.

Ficou animado para praticar as manobras? Lembre-se de que até as manobras básicas exigem treinamento! Portanto, dê um passo de cada vez e tenha vontade e paciência para se desenvolver no esporte.

E como andam suas habilidades no slackline? Conta para gente!

Este post tem 5 comentários

  1. Preciso esticar a fita inteira para ganhar impsao necessaria pra pular ?

    1. A distância ideal vai depender da sua fita. Geralmente para maior impulsão eu armo o slack com 12 metros.

  2. Olá.
    Comprei um kit da Gonew de quinze metros, para iniciar no esporte.
    Gostaria de saber se poderei utiliza-lo futuramente para saltos, pois vi um vídeo em que um praticante diz que fitas de 15m não são feitas para saltos.
    Obrigado!
    Um abraço!

  3. Eu só de Manaus tenho 60anos de idade e comecei a praticar esse esporte me sinto muito bem sou psicóloga e estou fazendo algumas observações sobre equilíbrio e desafios estou em teste.
    Recomendo com responsabilidade e segurança para todos.
    Aproveitem e divirtam se.

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